Transparência

Nossa política de transparência


Todos nós trabalhamos para contribuir com a construção de um mundo melhor, com relações mais humanas, éticas e íntegras. No ambiente de trabalho, ao qual dedicamos uma parte significativa de nosso tempo, a atenção às normas legais e regulamentares, assim como às políticas e diretrizes estabelecidas para cumpri-las, compõe o compliance.

É por isso que a Unimed Nacional divulga a todos os seus públicos de relacionamento o seu código de conduta Unimed e sua política de compliance. Documentos que visam estabelecer diretrizes sobre questões de integridade e ética corporativa, além de conduta comportamental, assim como dos processos que visam a aderência às leis e regulamentações vigentes.

Qual o objetivo da Unimed Nacional com a divulgação destes documentos?

Cumprir os requisitos ali descritos e adotar práticas que previnam e combatam atos ilícitos, como  corrupção, suborno,  extorsão,  fraudes,  tráfico de influência e acordos desonestos;
Conduzir os negócios e operações com o mais alto nível de integridade comercial, profissional e jurídica;
Fortalecer nossa governança corporativa, bem como nossos valores e princípios.



 

Pesquisa de satisfação

Resoluções ANS
Seguindo a diretriz estabelecida pela Agência Nacional de Saúde (ANS), a Unimed Nacional realiza anualmente pesquisa com seus beneficiários, a qual tem como objetivo a melhoria constante de nossos serviços. A pesquisa para o ano-base 2024 foi realizada entre 26 de novembro e 12 de dezembro de 2024. Confira os resultados dos últimos 3 anos:

  • Pesquisa

    2024

  • Pesquisa de satisfação

    Pesquisa

    2023

  • Pesquisa

    2022


O VCMH é uma medida da variação do custo médico-hospitalar da operadora de planos de saúde. A variação do custo médico hospitalar (VCMH) é calculada considerando-se o custo médio por beneficiário exposto em um período de 12 meses em relação às despesas médias dos doze meses imediatamente anteriores.
O percentual deste índice que será considerado pelo período e julho/2024 a junho/2025 é de 11,60%.

Integridade

Descreve as diretrizes de ética corporativa e ações anticorrupção. Está estruturado em três dimensões: prevenção, detecção e remediação. Elas são distribuídas em diferentes frentes de trabalho, como comprometimento da alta direção; políticas, diretrizes e procedimentos; comunicação e treinamentos; due diligence; engajamentos em ações coletivas; canal de denúncias, medidas disciplinares, entre outras.
  • Código de conduta
    O código de conduta é o farol ético que ilumina comportamentos. É um compromisso com a integridade, promovendo respeito e responsabilidade. Nessa bússola ética, construímos uma cultura de colaboração, sustentada por princípios que moldam nosso caminho e fortalecem a confiança mútua.
  • Política de compliance
    A política de compliance é o alicerce que assegura a conformidade legal e ética em todas as operações. Ao estabelecer diretrizes claras, promove a transparência, previne práticas inadequadas e reforça a cultura organizacional, garantindo que todas as ações estejam alinhadas com padrões éticos e normativos.
  • Política de privacidade
    A Unimed Nacional está sempre pronta para cuidar de seus beneficiários. Mais do que isso, cuidar garantindo transparência e segurança nos seus relacionamentos e na confiança depositada por nossos clientes espalhados por todo o País.
    Por isso preparamos este Portal dedicado exclusivamente ao tema privacidade e à proteção de dados. 
  • Contratos
    Acesse aqui todos os contratos relativos aos planos contratados, divididos entre praças e tipo de produto
  • Estatuto Social - Unimed Nacional
    Acesse aqui e visualize nosso estatuto social
  • logo
    Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
    1º Semestre 2025

    CNPJ:
    02.812.468/0012-69
    02.812.468/0022-30
    02.812.468/0007-00
     02.812.468/0001-06
  • logo
    Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
    1º Semestre 2024

    CNPJ: 02812468000106
  • logo
    Lorem Ipsum
    Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
    2º Semestre 2024

    CNPJ: 02812468000106
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Aderência regulatória

Contempla as diretrizes e atividades que visam à aderência da Unimed Nacional às leis e regulamentações aplicáveis, como ANS, nosso principal regulador.


Resoluções Normativas

RN nº 565

Em cumprimento com o que diz o Art. 8° da ANS, a Unimed Nacional divulga os contratos do Pool de Risco.

  • Maio/2024 à Abril/2025

    Até 29 vidas

    Índice de reajuste: 18%

  • Maio/2023 à Abril/2024

    Até 29 vidas

    Índice de reajuste: 23%

  • Maio/2022 à Abril/2023

    Até 29 Vidas

    Índice de reajuste: 12,5%

  • Maio/2021 à Abril/2022

    Exclusivo para Contratos Oriundos de Planalto

    Índice de reajuste: 8,14%

  • Maio/2021 à Abril/2022

    Até 29 vidas

    Índice de reajuste: 6,00%

  • Maio/2020 à Abril/2021

    Até 29 vidas

    Índice de reajuste: 7,00%

  • Maio/2019 à Abril/2020

    Exclusivo para Contratos Oriundos de Itabuna

    Índice de reajuste: 6,75%

  • Maio/2019 à Abril/2020

    Até 29 vidas

    Índice de reajuste: 15,18%

  • Maio/2018 à Abril/2019

    Até 29 vidas

    Índice de reajuste: 25,00%

  • Maio/2017 à Abril/2018

    Até 299 vidas

    Índice de reajuste: 25,50%

  • Maio/2016 à Abril/2017

    Até 299 vidas

    Índice de reajuste: 13,68%

Reajuste dos planos individuais e familiares 2024

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) limitou em 6,91% o índice de reajuste para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados (contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98). O percentual é o teto válido para o período entre maio de 2024 e abril de 2025. O índice de 2024 foi apreciado pelo Ministério da Fazenda e aprovado em reunião de diretoria colegiada no dia 04/06/2024. O reajuste poderá ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês da data de contratação do plano. No caso dos contratos com aniversário em maio e junho, está autorizada a cobrança retroativa relativa a esses meses. Para chegar ao percentual de 2024, a ANS utilizou a metodologia de cálculo que vem sendo aplicada desde 2019, que combina a variação das despesas assistenciais com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontado o subitem plano de saúde. Histórico de percentual de reajustes aplicados nos últimos 3 anos aos planos individuais, para Pessoa Física:

Histórico de reajuste:
Ano   Reajuste

2023   9,63%
2021  15,50%
2020  -8,19%

Mais informações:
  • Reajuste dos planos
    Comunicado da ANS
  • Lista
    Lista de produtos reajustados
  • Ofício
    Ofício de autorização para aplicação do reajuste

RN nº 488

Resolução Normativa - RN nº 488 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da Resolução Normativa - RN nº 488, estabelece que a carteira dos planos privados de assistência à saúde de ex-empregados de uma operadora deverá ser tratada de forma unificada para fins de apuração de reajuste, devendo ser aplicado percentual único para todos os planos coletivos empresariais exclusivos para os demitidos e aposentados. Confira os contratos e respectivos planos exclusivos para demitidos e aposentados que receberão reajuste conforme a RN nº 488.

  • Agosto/2024 à Julho/2025
    Resolução normativa
    Índice de reajuste: 30,10%
  • Agosto/2023 à Julho/2024
    Resolução normativa
    Índice de reajuste: 25,88%
  • Agosto/2022 à Julho/2023
    Resolução normativa
    Índice de reajuste: 33,58%
  • Agosto/2021 à Julho/2022
    Resolução normativa
    Índice de reajuste: 17,46%
  • Agosto/2020 à Julho/2021
    Resolução normativa
    Índice de reajuste: 14,11%
  • Agosto/2019 à Julho/2020
    Resolução normativa
    Índice de reajuste: 13,89%
  • Agosto/2018 à Julho/2019
    Resolução normativa
    Índice de reajuste: 28,60%

RN nº 465

A partir de 01 de abril de 2021 passa a vigorar o novo rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS atualizado pela resolução normativa RN nº 465/2021 e seus complementos que constituem as coberturas mínimas obrigatórias para os planos contratados a partir de 01/01/1999 e/ou adaptados à Lei nº 9.656/1998.

  • Resolução normativa

    Diretrizes de utilização

  • Resolução normativa

    Rol de procedimentos


 
Outros documentos

  • RN n° 497 - ano 2022
    Portal TISS
    Dispõe sobre a criação obrigatória de portal corporativo na Internet pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde, sobre a designação de profissional responsável pela troca de informações em saúde suplementar (Padrão TISS) referente aos eventos prestados aos beneficiários de planos privados de assistência à saúde
  • Indicadores
    IDSS
    O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar da Operadora-IDSS corresponde a um conjunto de indicadores definidos pela ANS, conforme RN 505/2022, que tem por objetivo avaliar o desempenho das operadoras observando: a qualidade e disponibilidade dos serviços assistenciais, a sustentabilidade econômico financeira, a qualidade da gestão administrativa e o cumprimento das obrigações regulatórias técnicas e cadastrais.
  • Resolução normativa - RN nº 509
    Particularidade dos planos
    De acordo com o artigo 18 da resolução normativa - RN nº 509, que informa que as operadoras devem disponibilizar, na área aberta de seu portal na internet, as informações mínimas acerca dos diferentes tipos de contratação de plano privado de saúde, conforme o anexo I da RN nº 509.