Prestador
Prestador
Promover ações preventivas para mitigar a ocorrência de eventos adversos, disseminar cultura de qualidade e segurança do paciente com ênfase no aprendizado.
Acesse o canal exclusivo com serviços on-line disponíveis para o prestador.
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Princípio 1Efetivar as contrataçõesEfetivar a contratação de fornecedores, prestadores de serviços, assim como as parcerias realizadas, com base em critérios técnicos, profissionais, éticos e nas necessidades da Unimed, bem como conduzi-las por meio de processos pré-determinados, tais como concorrência, cotação de preços ou critérios eminentemente técnicos que garantam a melhor relação custo-benefício.
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Manual do prestadorO manual de prestadores da Unimed Nacional, com informações básicas sobre a empresa e outras necessárias para auxiliá-lo na prestação de um atendimento de qualidade aos nossos beneficiários.
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Manual de instruções do núcleo de atenção domiciliarO manual de instruções é um instrumento desenvolvido pelo Núcleo de Atenção Domiciliar (NAD) operacional da Central Nacional Unimed responsável pela gestão dos beneficiários assistidos pelo programa de atenção domiciliar.
Núcleo de segurança do paciente
O objetivo é promover ações preventivas para mitigar a ocorrência de eventos adversos, disseminar cultura de qualidade e segurança do paciente com ênfase no aprendizado.
Os profissionais de saúde, os pacientes e familiares ou responsáveis, podem contribuir para melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente.
Se durante a assistência ao paciente, ocorrer algum incidente, comunique ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Unimed Nacional.
Abaixo alguns exemplos de incidentes que podem ocorrer durante a assistência:
Erro ao administrar algum medicamento
Surgimento de lesão por pressão
Queda do paciente
Falhas durante uma cirurgia
Notificação de incidentes
Um evento adverso é um incidente inesperado e indesejável associado diretamente com os cuidados ou serviços prestados ao paciente.
O objetivo das notificações de eventos é o aprendizado organizacional para evitar recorrências e fortalecer a cultura da segurança.
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Notifique aqui os incidentes relacionados
à assistência à saúdeOs eventos adversos são danos não intencionais decorrentes da assistência à saúde prestada ao paciente, não relacionados à evolução natural da doença de base. -
Notifique aqui as queixas técnicas
relacionadas a produtos para saúdeA queixa técnica é a notificação feita pelo profissional de saúde quando observado um afastamento dos parâmetros de qualidade exigidos para a comercialização ou aprovação no processo de registro de um produto farmacêutico (medicamento ou correlato).
CARTILHAS E BOAS PRÁTICAS
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Cartilha de identificação do pacienteGarantir a correta identificação do paciente, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes.
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Cartilha de utilização de
etiqueta de rastreabilidadeOrientar as Unimeds com relação à importância do acompanhamento da rastreabilidade dos materiais utilizados nos beneficiários, como corresponsáveis pelo processo. -
Cartilha de segurança de medicamentos de alta vigilânciaA farmacovigilância é o trabalho de acompanhamento do desempenho dos medicamentos e suas ações são realizadas de forma compartilhadas pela vigilância sanitária dos estados e município.
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Cartilha de realização de cirurgia seguraO objetivo geral do Desafio Global sobre a assistência cirúrgica segura é aumentar os padrões de qualidade almejados em serviços de saúde de qualquer lugar do mundo.
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Protocolos de prevenção de infecções associadas aos cuidados de saúdeIncorporar conceitos fundamentais referentes ao controle da infecção hospitalar e suas interfaces com as diversas áreas da saúde
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Boas práticas para prevenção do risco de quedaReduzir/eliminar a ocorrência de queda dos pacientes e o decorrente dano
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Guia de segurança do pacienteEsse núcleo promove ações de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde, reduzindo e prevenindo falhas que podem ser evitadas
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Orientações farmacêuticasSão orientações e dicas sobre utilização, armazenamento e descarte, conciliação medicamentos, efeitos colaterais, entre outros assuntos relevantes.
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Manual de qualidade e segurança do pacientePossui o objetivo de orientar e regulamentar as ações de segurança do paciente da Unimed Nacional
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10 estratégias para a segurança do pacienteAs estratégias descrevem cuidados básicos para a promoção da segurança do paciente.
Educação Continuada
Além das cartilhas, a Unimed Nacional disponibiliza um novo ciclo de Educação à Distância (EAD) para aperfeiçoar o atendimento oferecido pelos prestadores de serviço aos beneficiários. As aulas estão disponíveis em uma plataforma exclusiva da cooperativa, com suporte da equipe de qualificação da rede assistencial, em parceria com a Faculdade Unimed.
Os cursos são direcionados aos prestadores que participaram das visitas do programa de qualificação de rede da CNU e ficarão liberados no sistema por 90 dias. O número de cadastrados é ilimitado por prestador e cada pessoa receberá certificado individual ao final da capacitação. É necessário criar um login a cada um dos colaboradores para acessá-lo.
O prestador de serviço deverá encaminhar uma lista à área de qualificação (qualificacao.rede@centralnacionalunimed.com.br), com os seguintes dados para inclusão na plataforma: Código, CNPJ e Nome do Prestador; nome completo, CPF e e-mail individual do colaborador. Após a efetivação do cadastro, cada inscrito receberá um e-mail automático para ter acesso à capacitação EAD.
Nosso jeito de cuidar vai sempre além de oferecer assistência médica, e os beneficiários da Unimed Nacional sabem que, quando precisarem, receberão o melhor tratamento e, principalmente, com segurança.
Você sabe o que é adesão medicamentosa e doenças crônicas?
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